Perfis Geoecológicos do Complexo Serrano Martins-Portalegre – RN: base (geo)morfológica para análise da paisagem
Resumo
O presente estudo teve como objetivo construir dois perfis geoecológicos, com as características geoambientais do Complexo Serrano Martins-Portalegre. Para isso, utilizou-se a paisagem enquanto categoria de análise, sob a perspectiva sistêmica de Bertrand (1968). No que se refere à construção teórico-metodológica da pesquisa, realizou-se a leitura de trabalhos que utilizaram a seção-tipo e perfil geoecológico, a exemplo de Levighin e Viadana (2002), Cavalcanti (2014), Santos, Lira e Pinto (2017), Ramos et al. (2019) e Santos, Ruchkys e Travassos (2021). Para a construção dos perfis, utilizou-se o Modelo de Digital de Elevação (MDE), Alos Palsar, onde foram gerados por meio do Software QGIS 3.10.5 versão A Coruña, em escala 1:200.000, através do plug-in Profile Tool. Quanto aos elementos fisionômicos da paisagem acrescentados nos perfis, foram adicionados de forma manual, com auxílio de uma plataforma online de design gráfico, buscando uma aproximação da realidade representada, embasando-se em dados dos mapeamentos e fotografias da pesquisa de campo. Como resultado, obteve-se o perfil geoecológico Martins-Serrinha e o perfil Portalegre. Assim, interpretar a paisagem da área de estudo a partir dessa metodologia propiciou conhecer suas variações e como estão estruturados e espacializados os elementos geoambientais de forma integrada. Logo, os resultados deste trabalho podem auxiliar nos estudos geoambientais da área de pesquisa em questão, bem como colaborar no fortalecimento e divulgação da técnica de análise da paisagem.
Downloads
Copyright (c) 2021 Boletim de Geografia

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.