O Programa Minha Casa Minha Vida nas dissertações e teses dos programas de pós-graduação em Geografia no Brasil (2013-2020)

Palavras-chave: Estado da Arte, Dissertações e teses, PMCMV, Geografia

Resumo

A atuação expressiva do PMCMV no Brasil influenciou várias produções científicas, principalmente no âmbito de dissertações e teses. Diferentes ciências do pensar científico no Brasil produziram pesquisas com foco no PMCMV e suas repercussões, em especial a ciência geográfica. Nesse sentido, o presente artigo busca analisar a produção geográfica sobre o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), tendo como base as dissertações e teses dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) em Geografia no Brasil, no período de 2013 a 2020. O percurso metodológico realizou-se por meio de um conjunto de instrumentos, destacando-se a pesquisa bibliográfica e o “estado da arte”. A maioria das pesquisas encontradas discorrem sobre as realidades empíricas das Regiões Sudeste e Nordeste do País, abrangendo 29 universidades. Os conceitos geográficos mais trabalhados foram espaço e território. Identificou-se que as discussões congregaram-se, em sua maioria, em torno a temas como a Faixa 1 do programa, inserção urbana dos empreendimentos construídos, segregação socioespacial, mercado imobiliário e expansão urbana. Com efeito, pode-se averiguar que a produção sobre o PMCMV em âmbito geográfico é expressiva em termos de quantitativo de pesquisas, embora seja possível identificar lacunas que poderão ser desenvolvidas em pesquisas futuras sobre o programa, a exemplo de impactos socioambientais, migrações e gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2023-02-28
Como Citar
RIBEIRO, J. L. C.; FAÇANHA, A. C. O Programa Minha Casa Minha Vida nas dissertações e teses dos programas de pós-graduação em Geografia no Brasil (2013-2020). Boletim de Geografia, v. 41, p. 20-37, e63954, 28 fev. 2023.
Seção
Artigos científicos