Avaliação do potencial geoturístico do Parque Nacional de Ubajara, Ceará, Brasil
Resumo
O turismo é uma das mais importantes atividades econômicas da atualidade e tem passado por mudanças no anseio de integrar a sustentabilidade em suas práticas. Tal ação permitiu a gênese e consolidação de novas atividades turísticas, dentre as quais o geoturismo que se trata de um segmento que visa integrar as atividades socioeconômicas com a valorização cultural e conservação ambiental. Assim, há necessidade de inventariar, classificar e promover novos destinos geoturísticos no Brasil. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo avaliar quantitativamente o potencial geoturístico do Parque Nacional de Ubajara (Parna Ubajara). A metodologia partiu do uso de geossítios e sítios da geodiversidade previamente inventariados para o Parna Ubajara e pelo emprego de duas metodologias para a avaliação quantitativa. Com a aplicação das metodologias foi possível chegar ao valor turístico, potencial geoturístico e ao índice de aproveitamento geoturístico. Dos onze locais avaliados, sete se destacaram no potencial turístico e geoturístico, sendo que no índice de aproveitamento geoturístico seis sobressaíram e devem ser alvo de medidas de promoção pelos gestores do território e agentes do trade turístico local. A comparação dos resultados mostrou significativa diferença, a qual é fruto, especialmente, da presença do critério beleza cênica na metodologia formulada pelo Serviço Geológico Brasileiro. Dessa forma, o presente estudo retifica o potencial do Parna Ubajara como espaço propício para práticas relacionados ao geoturismo, sendo que ações próprias dessa atividade podem ser praticadas em harmonia às práticas ecoturísticas já consolidadas no local.
Downloads
Copyright (c) 2023 Boletim de Geografia

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.