Análise da fragilidade potencial e emergente em três sub-bacias do Alto Rio Taquari, Mato Grosso do Sul, Brasil: subsídios para o planejamento ambiental e a conservação da biodiversidade
Résumé
Modelos de análise da fragilidade ambiental auxiliam na espacialização de áreas com maior e menor grau de fragilidade aos processos erosivos e na compreensão da relação entre esses processos e as atividades humanas. Este estudo se propôs a avaliar três sub-bacias do rio Taquari, no Estado de Mato Grosso do Sul, a partir da integração de informações sobre o potencial natural dos processos erosivos e o uso da terra, para fundamentar ações de planejamento socioambiental, visando o uso sustentável dos recursos naturais e a conservação da biodiversidade nessa região do Alto Taquari. O estudo se baseou na geração e sobreposição de informações de produtos cartográficos, obtidos a partir de imagens do satélite Sentinel 2; dados vetoriais de solo; pluviosidade; áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade; e dados de declividade, em Sistema de Informação Geográfica (SIG). As três sub-bacias apresentaram pastagem como forma de uso principal e diferentes graus de antropismos. Apenas as nascentes do Córrego do Sítio, que estão situadas no interior de uma Área de Proteção Ambiental (APA), encontraram-se preservadas. Diante dos resultados obtidos no presente estudo, considera-se necessária a recuperação das áreas de preservação permanente em nascentes e marginais aos cursos d’água, nas sub-bacias do Veado e Criminoso, dada a fragilidade natural dos processos erosivos existentes na região e a proteção de importantes remanescentes de vegetação de Cerrado, que devem ter medidas efetivas de conservação para a manutenção da qualidade do solo, da água e dos serviços ecossistêmicos, advindos da biodiversidade local. Considerando as características socioambientais do município de Coxim, deve ser avaliada a viabilidade de regulamentar o turismo sustentável na região, uma vez que se trata de uma das poucas áreas do bioma Cerrado com características naturais e propícias ao desenvolvimento dessa atividade (vegetação nativa e recursos hídricos preservados), que poderia representar um importante incremento na renda da população.
Téléchargements
Copyright (c) 2023 Boletim de Geografia

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.






