<b>Formação de professores e cartografia escolar: uma contribuição para a Geografia</b> - doi: 10.4025/bolgeogr.v29i1.7996

  • João Pedro Pezzato UNESP - Rio Claro
Palavras-chave: Geografia escolar, didática da Geografia, produção de conhecimento

Resumo

O propósito deste texto é discutir a relevância da experiência de pesquisa nos cursos de formação de professores de Geografia e apontar a necessidade de articulação entre pesquisa e ensino na Universidade. Observa-se que nos cursos de formação inicial há o predomínio de um modelo conceitual anárquico no qual os conteúdos pedagógicos são atribuídos às disciplinas específicas sem articulação com as dos conteúdos da ciência de referência. Neste sentido, chama a atenção para a necessidade de reflexão a respeito da distinção entre a formação do Bacharel e a do Licenciado, pois, paradoxalmente, não ocorre diferença significativa entre os componentes curriculares das duas modalidades. Destaca-se, ainda, a relevância das pesquisas que tratam da Cartografia Escolar; o texto conclui sinalizando a premência da discussão em torno de propostas de ampliação temática das pesquisas que estudam aspectos afeitos ao ensino de Geografia, com o objetivo de promover a consolidação ou configuração de uma área de pesquisa específica da Geografia escolar.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Pedro Pezzato, UNESP - Rio Claro
Bacharel e Licenciado em Geografia, Mestrado e Doutorado em Educação. Trabalha com Pratica de Ensino de Geografia e com pesquisa qualitativa e o ensino de Geografia no Departamento de Educação da UNESP, Rio Claro, e no Programa de Pos Graduação da Geografia, UNESP - Rio Claro.
Publicado
2012-02-24
Como Citar
PEZZATO, J. P. <b>Formação de professores e cartografia escolar: uma contribuição para a Geografia</b&gt; - doi: 10.4025/bolgeogr.v29i1.7996. Boletim de Geografia, v. 29, n. 1, p. 17-29, 24 fev. 2012.
Seção
Artigos científicos