EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA ESPACIAL-CIDADÃ: CONTRIBUIÇÕES DOS PRINCÍPIOS GEOGRÁFICOS
Palavras-chave:
educação geográfica, consciência espacial cidadã, paradigma da complexidade, princípios geográficos
Resumo
O artigo em questão tem como objetivo trazer uma contribuição para a educação geográfica hodierna, a partir de uma leitura de mundo segundo o paradigma da complexidade. Tem-se como foco a formação da consciência espacial-cidadã pelo sujeito-aluno, enquanto cidadão crítico, atuante e eticamente responsável em seus espaços de vida. Nessa perspectiva, põe-se a necessidade de práticas educativas compromissadas com essa formação cidadã consciente. Para tanto, destaca-se a importância, no processo educativo, de um conhecimento geográfico que possibilite ao educando situar-se espacialmente, o que implica entender a dinâmica da realidade em suas diferentes dimensões no contexto das relações local-global e, nesse sentido, se sentir pertencendo ao lugar que habita. Para a construção de um raciocínio reflexivo sob essa ótica, são enfocados os princípios geográficos como instrumentos de análise referencial - extensão-localização, causalidade, analogia, conexidade e atividade - numa perspectiva de visão atual do espaço geográfico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2009-10-06
Como Citar
NOGUEIRA, V.; CARNEIRO, S. M. M. EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA ESPACIAL-CIDADÃ: CONTRIBUIÇÕES DOS PRINCÍPIOS GEOGRÁFICOS. Boletim de Geografia, p. 25-37, 6 out. 2009.
Seção
Artigos científicos
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.