<b>Relato de uma experiência de história em quadrinhos no ensino da Geografia</b> - doi: 10.4025/bolgeogr.v28i1.8628
Palavras-chave:
História em quadrinhos, problematização, ensino de Geografia
Resumo
No processo de elaboração da linguagem de quadrinhos, o aluno se defronta com a dinâmica que ele próprio deve construir, desde o enunciado do problema até sua solução - ele passa a ser o elemento ativo de todas as etapas do processo de elaboração da comunicação gráfica e escrita. Por entender ser uma poderosa ferramenta pedagógica em sala de aula, elaborou-se um projeto de ensino que visava contribuir com subsídios norteadores do trabalho do professor de Geografia em diferentes níveis de ensino. Na proposta das atividades, selecionaram-se as que pudessem constituir etapas básicas: conhecimento de conceitos, domínio de conteúdos, comparação, diferenciação de quadrinhos e reflexão. A execução das atividades baseou-se na interdisciplinaridade, para construção de conhecimentos específicos das disciplinas da área de ensino de Geografia, do curso de Licenciatura em Geografia da UEM, com o uso de HQs. O tema foi o espaço geográfico do campus da UEM. Os aspectos avaliados foram: a imagem gráfica e verbal, coesão da proposta, a montagem sequencial dos quadrinhos, a descrição dos elementos físicos e humanos do espaço geográfico trabalhado, correspondência dos elementos da paisagem representada com a paisagem real, a contextualização da história e, por último a reflexão crítica e criatividade, características fundamentais na formação do professor.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-09-27
Como Citar
DEFFUNE, G. <b>Relato de uma experiência de história em quadrinhos no ensino da Geografia</b> - doi: 10.4025/bolgeogr.v28i1.8628. Boletim de Geografia, v. 28, n. 1, p. 157-169, 27 set. 2010.
Edição
Seção
Relatos de experiência e roteiros de trabalhos de campo
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.






