<b>Centro e novas expressões de centralidade em cidades médias: as respostas do centro tradicional da refedifinição do velho</b> - doi: 10.4025/bolgeogr.v29i1.9965
Resumo
O presente trabalho constitui um movimento reflexivo substanciado nas dinâmicas espaciais e territoriais decorrentes do processo de reestruturação urbana e da cidade que se estabelecem a partir de novas estratégias locacionais do capital em âmbito inter e intraurbano, de forma a aperfeiçoar o espaço urbano à acumulação do capital, ampliando os mercados e aprofundando o mundo da mercadoria. O recorte analítico utilizado no desenvolvimento da reflexão são as novas expressões de centralidade, mais especificamente as que possibilitam uma complexificação da interpenetração de escalas espaciais, incidindo na verticalização econômico-territorial do capital em fragmentos da estrutura urbana, terminando por modificar o processo de estruturação. Nesta direção, trata-se de expressões de centralidade que não decorrem da complexificação dos conteúdos dos fragmentos da estrutura urbana e das relações dos fragmentos em termos da totalidade do tecido urbano pelo crescimento horizontal do referido tecido.
Downloads
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.