A CARTOGRAFIA DE SÍNTESE: ESTUDO DE CASO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO BAIANO-ASSIS CHATEAUBRIAND/PR
Abstract
Esta pesquisa tem como proposta a verificação da fragilidade ambiental mediante a análise integrada do ambiente, para tal exercício foi utilizada a metodologia de Crepani et. Al. (1996) a fim de verificar o estágio de equilíbrio/desequilíbrio dinâmico da área de estudo. A área delimitada para a realização desta pesquisa foi a bacia hidrográfica do rio Baiano, localizada no município de Assis Chateaubriand, região Oeste do estado do Paraná. Nesse sentido, foi feito o mapeamento de áreas suscetíveis a riscos naturais ou induzidos pela ação antrópica por meio da utilização de metodologias que buscam avaliar riscos potenciais e emergentes. Para tanto, fez-se necessário a identificação de algumas características físicas (solos, clima, rochas, relevo) e de uso e ocupação do solo da bacia de drenagem, sintetizando as informações para a elaboração da carta de fragilidade ambiental, ou seja, um produto cartográfico temático que represente os componentes do ambiente natural e socioeconômico de importância para o planejamento do uso do solo, para projetos de engenharia, para subsidiar o planejamento ambiental e dos sítios urbanos, bem como apoiar trabalhos futuros.
Downloads
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.