TERRITÓRIOS URBANOS: A INTERFACE SOCIOECONÔMICA NAS CIDADES DE CHAPECÓ, ERECHIM E PASSO FUNDO
Resumen
As diferentes formas de interpretar o espaço urbano proporcionaram ao presente estudo análises realizadas acerca das cidades de Chapecó, Erechim e Passo Fundo. Tais cidades permitem explorações analíticas coerentes o suficiente para afirmarmos que o modelo urbanizador, sobre o qual nós vivemos, compreende uma formação diversificada e complexa das cidades. As análises do urbano realizadas a partir das realidades das cidades de Chapecó, Erechim e Passo Fundo, neste artigo, levaram em conta, principalmente, os aspectos socioeconômicos que denotam a presença de classes sociais diferentes nas três cidades, muito embora essas tenham sido colonizadas por imigrantes europeus, suas características socioespaciais são distintas. Em Passo Fundo e Erechim, o marcante contato com as populações denominadas de beira-trilhos dão uma ideia da dimensão da pobreza nas referidas cidades, ao passo que em Chapecó as áreas localizadas em encostas e locais distantes do centro da cidade são os lugares onde residem as pessoas de baixa renda. O comum entre as três cidades é que o centro é local mais organizado e mais elitizado. Todavia, nota-se em Chapecó um desenvolvimento econômico mais acelerado se comparado a Passo Fundo e a Erechim, tendo em conta que Chapecó é uma cidade mais jovem que as outras duas e, no entanto, alcança níveis econômicos e populacionais superiores.
Descargas
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.