CONFLITOS PELO USO DAS ÁGUAS NO BAIXO RIO TOCANTINS: ANÁLISE DE TENDÊNCIAS

  • Andrés Danilo Velástegui Montoya Escuela Superior Politécnica del Litoral - ESPOL
  • Aline Maria Meiguins de Lima Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Edson José Paulino da Rocha Universidade Federal do Pará - UFPA Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais
  • Augusto José Pereira Filho Universidade de São Paulo - USP Programa de Pós Graduação em Meteorologia

Abstract

Nas próximas décadas, a bacia hidrográfica Tocantins-Araguaia será uma das áreas mais promissoras para a expansão da economia Brasileira. Neste contexto, o melhor aproveitamento do potencial hídrico é essencial para o desenvolvimento local e regional dos municípios e estados contidos nesta bacia. As usinas hidroelétricas são potenciais alternativas para a geração de energia. Não obstante, estes empreendimentos acarretam vários problemas, dentre eles, estão os conflitos entre os usuários de cursos de água compartilhados entre estados e municípios. Este trabalho analisa os potenciais conflitos pelo uso de recursos hídricos com a geração de energia elétrica na bacia hidrográfica do Baixo Tocantins. Os dados socioeconômicos de usos múltiplos consuntivos ou não dos recursos hídricos e o aproveitamento energético da região foram analisados por meio da matriz de correlação e análise de componentes principais. Os resultados sugerem que há correlação entre o consumo de água médio per capita e o setor de serviços, diferentemente do que acontece nos setores de agropecuária e aquicultura. A correlação entre potencial de navegação e o PIB per capita é significativa, e menor entre indicadores socioeconômicos e índice de Gini. Por fim, o município de Tucuruí é fortemente influenciado pela sua Usina Hidrelétrica (UHE) e respectivas estruturas complementares tais como eclusas para navegação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Andrés Danilo Velástegui Montoya, Escuela Superior Politécnica del Litoral - ESPOL
Bacharel (2010) em Engenheira Mecânica pela Escola Superior Politécnica del Litoral-ESPOL (Equador) e Mestre (2012) em Engenheira Ambiental pela Universidade de Barcelona-UB (Espanha). Atualmente é aluno em nível de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Pará-UFPA. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em análise de impactos ambientais produzidas por mega projetos hidrelétricos.
Aline Maria Meiguins de Lima, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará (1998), especialização em Gestão Normativa de Recursos Hídricos pela Universidade Federal da Paraíba (2007), mestrado em Geotecnia pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Desenvolvimento Socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (2007), com ênfase em análise espacial de bacias hidrográficas. Atualmente é Professora da Universidade Federal do Pará. Tendo atuado como professora da Universidade do Estado do Pará e do Centro Universitário do Pará; e como técnica em recursos hídricos e Coordenadora de Informação e Planejamento Hídrico na Secretaria de Estado de Meio Ambiente. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: recursos hídricos, geomorfologia ambiental, gestão ambiental, sistema de informações geográficas e geotecnia.

Edson José Paulino da Rocha, Universidade Federal do Pará - UFPA Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais

Bacharel em Meteorologia pela Universidade Federal do Pará, mestrado em Meteorologia pela Universidade de São Paulo e doutorado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Hidrometeorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: balanço de umidade, modelagem atmosférica e hidrológica.

Augusto José Pereira Filho, Universidade de São Paulo - USP Programa de Pós Graduação em Meteorologia
Bacharel em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (1984), Mestre em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (1989). PhD em Meteorologia pela University of Oklahoma (1996). Livre-docente pela Universidade de São Paulo (2008). Pesquisa, leciona e desenvolve projetos de cultura e extensão em Hidrometeorologia com ênfase em sensoriamento remoto da atmosfera por radares meteorológicos e satélites ambientais, sistemas de medição em hidrometeorologia, modelagem numérica, sistemas de previsão hidrometeorológica e climatologia. 
Published
2018-08-15
How to Cite
MONTOYA, A. D. V.; LIMA, A. M. M. DE; ROCHA, E. J. P. DA; PEREIRA FILHO, A. J. CONFLITOS PELO USO DAS ÁGUAS NO BAIXO RIO TOCANTINS: ANÁLISE DE TENDÊNCIAS. Boletim de Geografia, v. 36, n. 2, p. 14-30, 15 Aug. 2018.
Section
Artigos científicos