A TERRITORIALIZAÇÃO DO TURISMO RURAL NO MUNICÍPIO DE FRANCISCO BELTRÃO-PR
Abstract
Esse artigo apresenta reflexões sobre o processo de territorialização do turismo no espaço rural em Francisco Beltrão, com destaque para os estabelecimentos rurais abertos à visitação e, para a criação do roteiro turístico denominado “Caminhos do Marrecas”. Partindo de uma discussão teórica acerca do processo de territorialização do turismo e, em seguida, do resgate da trajetória de abertura dos estabelecimentos e da configuração do turismo rural de Francisco Beltrão a partir do final da década de 1990, procurou-se apresentar o atual panorama de organização dessa atividade, que vem crescendo no município e no país. A territorialização do turismo rural em Francisco Beltrão se inicia com ações individuais e isoladas por parte dos proprietários de estabelecimentos, seguida pela atuação de uma técnica do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), que passa a organizar reuniões com esses proprietários, até a instituição do Roteiro de Turismo Rural “Caminhos do Marrecas”.
Downloads
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.