ANÁLISE DO CAMPO TÉRMICO E HIGROMÉTRICO NA CIDADE DE TAPEJARA/PR: CONSIDERAÇÕES PARA O PERÍODO DE INVERNO
Resumen
O presente artigo tem como objetivo analisar as diferenças de temperatura e umidade relativa do ar registradas entre a área intraurbana e rural de Tapejara/PR, com a finalidade de verificar a ocorrência de ilhas de calor em cidade de pequeno porte. O município possui aproximadamente 15.572 habitantes e localiza-se no noroeste do Estado do Paraná. Para este estudo foi utilizado o método Sistema Clima Urbano proposto por Monteiro (1976), por meio do subsistema termodinâmico, e analisado dados meteorológicos de julho de 2014 da Estação Meteorológica de Cianorte/PR disponibilizadas pelo Instituto Simepar. Foram instalados termohigrômetros digitais em seis pontos representativos da área urbana e um ponto na área rural para coleta dos dados de temperatura e umidade relativa do ar, com a finalidade de analisar as diferenças termohigrométricas entre os sete pontos em três períodos representativos do dia para o mês de julho de 2014. Os resultados mostram diferenças importantes nestes elementos, caracterizando a formação de microclimas próprios, e a existência de ilhas de calor urbana no período do inverno. A escolha da análise de inverno ocorreu pelo fato de esta ser a estação do ano considerada mais crítica pela população local, pois além de ser o período de menor total pluviométrico coincide com a prática das queimadas da palha da cana de açúcar, visto que o município tem no setor sucroalcooleiro a sua principal atividade econômica. Desta forma destacamos que a pesquisa não apresenta representação para a escala anual em função do estudo ter ocorrido apenas para o mês de julho.
Descargas
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.