O PAPEL DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA) NA LUTA CONTRA A MONOPOLIZAÇÃO DO TERRITÓRIO PELO CAPITAL
Abstract
O trabalho analisa o papel e a importância do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na luta dos camponeses, no Assentamento Primavera II (Mirandópolis, SP), contra sujeição da renda da terra que ocorre via monopolização do território pelo capital. Para isso, analisamos os caminhos de flexibilidade da comercialização, no caso em questão a venda da produção dos assentados ao PAA e a contribuição deste canal de comércio no processo de luta pela permanência na terra. A luz dos pressupostos teórico-metodológicos dos estudos da Questão Agrária brasileira realizamos trabalhos de campo, em que foram visitados 48 sítios. O trabalho conta, também, com informações obtidas em associações e em sites do governo, a saber: Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). No desenvolvimento do trabalho, utilizamos como principal caminho metodológico as fontes orais, pois entendemos os camponeses assentados como sujeitos, que constroem suas próprias histórias.Downloads
Download data is not yet available.
Published
2018-11-20
How to Cite
DA SILVA ARLINDO, M. A.; DE ALMEIDA, R. A. O PAPEL DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA) NA LUTA CONTRA A MONOPOLIZAÇÃO DO TERRITÓRIO PELO CAPITAL. Boletim de Geografia, v. 36, n. 3, p. 88-107, 20 Nov. 2018.
Issue
Section
Artigos científicos
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.