RECREAÇÃO E LAZER NA PRAÇA FARIA NEVES: DESAFIOS PARA A GESTÃO DA CONSERVAÇÃO DE UM ESPAÇO PÚBLICO PATRIMONIAL NO RECIFE

  • Ana Betânia de Souza Pimentel Martins Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Juliane de Lima Barros Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Ana Rita Sá Carneiro Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Caio Augusto Amorim Maciel Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Palavras-chave: Patrimônio Cultural, Espaço público, Jardim Histórico, Praça Faria Neves, Gestão, Lazer

Resumo

A Praça Faria Neves, situada no bairro de Dois Irmãos, no Recife, é um jardim histórico tombado, em 2015, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional junto a outras cinco praças projetadas pelo paisagista Roberto Burle Marx. Foi criada prevendo o uso para o lazer, como a contemplação e a recreação infantil, se constituindo em uma antessala do Parque Estadual Dois Irmãos, extensa área vegetada onde está situado o zoológico. Contudo, com as transformações urbanas vivenciadas nos espaços públicos da capital pernambucana, percebe-se que emergiram novas possibilidades e demandas de uso da praça, o que se torna um desafio a ser enfrentado pelos gestores públicos, ainda mais agravante pela sua condição de monumento histórico. Apoiado no conceito de espaço público e nos princípios da conservação integrada, o presente trabalho buscou, através da observação direta in loco das atividades na praça, registro fotográfico e ainda da aplicação de entrevistas com moradores do entorno, identificar as principais atividades de recreação e lazer desenvolvidas na referida praça, bem como apontar, de forma preliminar, algumas diretrizes para gestão compartilhada desse jardim histórico e espaço público de lazer da cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-10-28
Como Citar
PIMENTEL MARTINS, A. B. DE S.; BARROS, J. DE L.; CARNEIRO, A. R. S.; MACIEL, C. A. A. RECREAÇÃO E LAZER NA PRAÇA FARIA NEVES: DESAFIOS PARA A GESTÃO DA CONSERVAÇÃO DE UM ESPAÇO PÚBLICO PATRIMONIAL NO RECIFE. Boletim de Geografia, v. 38, n. 2, p. 33-48, 28 out. 2020.
Seção
Artigos científicos