Análise qualitativa de anomalias geofísicas e sismicidade no México: um mapeamento integrado por GMT
Resumen
Dados geofísicos de fontes abertas são amplamente usados como suporte de análise integrada em estudos geológicos regionais em áreas sismicamente ativas, como o México. Alta sismicidade com terremotos repetitivos ocorre em áreas das zonas de subducção formadas durante a evolução tectônica e se correlaciona com campos anômalos geofísicos. Este artigo investiga a correspondência entre o cenário geofísico, topográfico e sísmico do México usando o conjunto de ferramentas de script Generic Mapping Tools (GMT) para processamento de dados. A abordagem para mapeamento automatizado usando o GMT e scripts de shell é apresentada como um método cartográfico avançado com o objetivo de obter insights sobre a geologia e a geofísica do México. Os dados foram obtidos de conjuntos de dados de alta resolução de código aberto: GEBCO, EGM-2008, gravidade derivada de satélite, anomalia magnética EMAG2 e banco de dados sísmico IRIS. A correspondência entre os dados geológicos e geofísicos do México foi verificada através da comparação entre os mapas temáticos, distribuição regional de anomalias gravitacionais e localizações de terremotos. Sete novos mapas são realizados em dados geológicos, geofísicos, topográficos e sísmicos. O mapeamento sísmico é apresentado para o período de 2007-2021 demonstrando eventos com magnitude de 1,5 a 7,2. O impacto dos processos tectônicos que formaram a trincheira da América Central e o cinturão vulcânico transmexicano ativo na alta sismicidade regional com terremotos intensos é explorado. O estudo concluiu que o GMT é uma ferramenta eficaz para mapeamento e análise cartográfica de alta qualidade. Os dados IRIS podem ser usados para análises geológicas do México.
Descargas
Derechos de autor 2021 Boletim de Geografia

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento 4.0.
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.