Erosividade da bacia hidrográfica do rio Santa Maria (RS): tendências e espacialização
Resumen
A erosividade da chuva é um dos principais fatores desencadeadores da erosão. Diante disso, os objetivos desta pesquisa são calcular, espacializar, estimar o tempo de retorno e encontrar tendências de aumento da erosividade anual e mensal na bacia hidrográfica do rio Santa Maria (RS) - BHRSM. A análise da erosividade foi realizada com base em dados pluviométricos diários, no período de 1986-2019, de sete estações meteorológicas (EM). Foi utilizada uma equação de regressão de Bazzano et al. (2007) para Quaraí (RS) para transformação da precipitação diária em escalas de segundos para cálculo da erosividade. A espacialização dos dados foi realizada pelo método de interpolação IDW do SIG QGIS 3.4. A erosividade média anual da BHRSM (fator R da EUPS) é de ~11.979 MJ.mm.ha-1.h-1.ano-1, sendo classificada como “muito forte” e se concentrando no período de outubro-maio (73%), justamente o período em que acontece o plantio, desenvolvimento e colheita das culturas temporárias. O mês de abril é o de maior potencial erosivo, com 1.650 MJ.mm.ha-1.h- 1.mês- 1. A maior taxa de erosividade anual, de 24.868,89 MJ.mm.ha-1.h-1.ano-1, apresentou tempo de retorno estimado de 35 anos, com probabilidade de ocorrência de 2,85%. Os valores de tendências de erosividade mais elevados foram encontrados entre os anos de 2010 e 2019 em 6 das 7 EM. Por fim, salienta-se que a erosão linear com formação de voçorocas já foi identificada por vários autores na BHRSM, principalmente em sua porção norte, e a estação com maiores valores erosivos se localiza justamente nessa área.
Descargas
Derechos de autor 2021 Boletim de Geografia

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento 4.0.
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.