UMA ABORDAGEM SOBRE O USO DE AGROTÓXICOS NA MICROBACIA DO RIBEIRÃO DOS APERTADOS - PARANÁ
Resumen
Grande quantidade de defensivos agrícolas é utilizada na agricultura com a finalidade de aumentar a produtividade e garantir a produção de alimentos para a humanidade. Mas o uso de agrotóxicos oferece riscos ambientais para a saúde pública, com a contaminação dos solos agrícolas, águas superficiais, águas subterrâneas, alimentos e intoxicação dos trabalhadores rurais. Este trabalho teve por objetivo verificar se a utilização de agrotóxicos na microbacia do Ribeirão dos Apertados está sendo feita de maneira adequada. Para coleta de dados, 10 agricultores foram entrevistados. O questionário procurou identificar os principais agrotóxicos utilizados, as práticas de uso, o uso de equipamentos de segurança, assistência técnica e a ocorrência de intoxicações. Em seguida realizou-se análise do laudo de cromatografia para detecção de resíduos de agrotóxicos na água do ribeirão. Os resultados possibilitaram concluir que água não está contaminada, mas é necessário o estabelecimento de ação conjunta entre instituições governamentais, empresas produtoras e usuários desses produtos, visando à conscientização quanto ao uso adequado e ao seguro de agrotóxicos, além da destinação final correta de embalagens vazias e de resíduos.
Descargas
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.