<b>Padrões da temperatura do ar e da umidade relativa: estudo de caso no campus de Cuiabá da Universidade Federal de Mato Grosso</b> - doi: 10.4025/bolgeogr.v30i3.13114

  • Elis Dener Lima Alves Universidade de São Paulo, São Carlos, São Paulo
  • Marcelo Sacardi Biudes Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, Mato Grosso

Resumen

O uso do solo no meio urbano é o grande responsável pela variação dos elementos do clima, em especial na escala microclimática. Dessa forma, este artigo tem como objetivo analisar os padrões da temperatura do ar e da umidade relativa em 15 pontos no campus de Cuiabá da Universidade Federal de Mato Grosso, em dois períodos (abril e setembro de 2010) às 8h, 14h e 20h. A partir das análises constatou-se que o uso do solo foi determinante nos valores da temperatura do ar e da umidade relativa, sendo que os pontos constituídos de pavimento asfáltico apresentaram as maiores temperaturas e as menores taxas higrométricas, o exemplo mais significativo ocorreu no ponto 7 em abril, e no ponto 15 em setembro. Em síntese, tornou-se evidente o padrão distinto do campo térmico e higrométrico nos pontos, e também nos horários e períodos de coleta, caracterizando uma variação espaço-temporal.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Elis Dener Lima Alves, Universidade de São Paulo, São Carlos, São Paulo
Graduado em Geografia, Mestre em Física Ambiental, Doutorando em Ciências de Engenharia Ambiental
Marcelo Sacardi Biudes, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, Mato Grosso
Professor do Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso
Publicado
2012-08-22
Cómo citar
ALVES, E. D. L.; BIUDES, M. S. <b>Padrões da temperatura do ar e da umidade relativa: estudo de caso no campus de Cuiabá da Universidade Federal de Mato Grosso</b&gt; - doi: 10.4025/bolgeogr.v30i3.13114. Boletim de Geografia, v. 30, n. 3, p. 5-16, 22 ago. 2012.
Sección
Artigos científicos