COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRARIA
Resumen
Tomando como exemplos os processos de colonização dirigida desenvolvidos na Amazônia, a autora do presente trabalho, apresentado ao VII Encontro Nacional de Geografia Agrária, expõe que a forma planejada e organizada de acesso à terra, tor- nou-se fator de eliminação de problemas estruturais de enfoque econômico, político e militar no Brasil e constituiu, durante o período pós-64, em estratégica alternativa de não execução de medidas reformistas no campo. Por outro lado, expõe que a colonização, a cargo tanto da iniciativa privada como a cargo da iniciativa governamental, possibilitou a real ocupação do espaço e permitiu atender à população excedente sem terra, oferecendo a ela o acesso aos meios de produção.
Descargas
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.