PALEOCORRENTES DA FORMAÇÃO BOTUCATU
Abstract
O estudo apresenta informações das paleocorrentes em sedimentos sólidos da Formação Botucatu no setor SW do Rio Grande do Sul.
Simultaneamente foram obtidos dados estratigráficos quanto o posicionamento da unidade na região, para que não ocorressem erros na efetuação das medidas. Foram amostradas 25 localidades com uma média de 9,8 medidas por localidade. (Quadro I).
As análises estatísticas utilizadas, estão alicerçadas nos trabalhos de Stein- metz (1962), Alterberg e Briges (1963) e Bossi et alii (1977).
A metodologia empregada possibilitou calcular uma grande média (N28°E) para os paleoventos predominantes durante o Cretáceo na região estudada. Os dados comparados com aqueles obtidos por Medeiros (1980) para a região central do Rio Grande do Sul e Bossi et alii (1977) para o setor NE, evidencia que as Paleodunasdo Grande ERG Botucatu eram originários por paleoventos dominantes de SW, no continente Sul Americano.
Downloads
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.