<b>Zoneamento dos lagos prioritários para conservação e manejo do peixe Pirarucu na reserva extrativista Lago do Cedro, rio Araguaia, Aruanã – GO</b> - doi: 10.4025/bolgeogr.v30i3.14698

  • Thaís Moreira Alves Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás
  • Murilo de Lima Arantes Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Manaus, Amazonas
  • Maximiliano Bayer Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás
  • Alfredo Borges de Campos Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás

Resumen

A Reserva Extrativista Lago do Cedro está localizada na margem direita do médio rio Araguaia, cinco quilômetros ao norte da cidade de Aruanã, GO. Estima-se que aproximadamente 52% da área de abrangência da Reserva é composta pela planície de inundação do rio Araguaia. Esta, por sua vez, é considerada uma das maiores áreas úmidas do Cerrado brasileiro e apresenta elevado valor ecológico. Tendo em vista o aumento da pressão antrópica sobre estes ambientes, e levando em consideração que a diminuição das espécies bióticas ocorre mediante avanço da ocupação, em 2006 foi criada a Reserva mencionada, que dentre outros fatores, tem como proposta diminuir a pressão sobre estes ambientes para permitir o desenvolvimento econômico regional de forma sustentável. Neste sentido, este artigo tem como objetivo contribuir com as pesquisas em prol da conservação do rio Araguaia, bem como de seu sistema envolvido, no caso direto da planície, com um enfoque relacionado ao estudo do peixe Pirarucu, em ambientes lacustres da Reserva, como proposição de zoneamento destes. Como resultado obteve-se o zoneamento dos lagos localizados na planície de inundação do rio Araguaia divididos em duas vertentes: Zona de Preservação Integral e Zona de Exploração do peixe Pirarucu.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
2012-08-22
Cómo citar
ALVES, T. M.; ARANTES, M. DE L.; BAYER, M.; CAMPOS, A. B. DE. <b>Zoneamento dos lagos prioritários para conservação e manejo do peixe Pirarucu na reserva extrativista Lago do Cedro, rio Araguaia, Aruanã – GO</b&gt; - doi: 10.4025/bolgeogr.v30i3.14698. Boletim de Geografia, v. 30, n. 3, p. 31-39, 22 ago. 2012.
Sección
Artigos científicos