<b>Características e percepções dos alunos de uma escola rural, em Selvíria (MS), sobre a vida no campo e o futuro</b> - doi: 10.4025/bolgeogr.v30i3.17307

  • Divanir Zaffani Sant Ana Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Três Lagoas, Mato Grosso do Sul
  • Antonio Lázaro Sant´Ana Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, Ilha Solteira, São Paulo
Palavras-chave: Educação do campo, Profissão que os alunos almejam, Visão dos alunos sobre a vida do campo, Jovens rurais

Resumo

A educação do campo busca valorizar e resgatar a cultura das pessoas que moram no campo por meio de conteúdos e metodologias que trabalham o cotidiano do aluno. Este estudo com os alunos da Escola Municipal Rural São Joaquim Pólo, em Selvíria (MS), teve como objetivo entender a visão dos alunos sobre o campo e seus projetos para o futuro, enquanto moradores e filhos de agricultores familiares assentados e de trabalhadores rurais de fazendas do entorno. A pesquisa envolveu 63 alunos dos 4º, 5º, 8º e 9º anos que responderam a um questionário, sendo que os alunos dos 4º e 5º anos fizeram ainda um desenho retratando a vida que levavam no campo. A análise dos resultados da pesquisa mostrou que a grande maioria dos alunos gosta de vários aspectos da vida no campo, mas a falta de infraestrutura mínima nos assentamentos e fazendas e também a luta diária de trabalho dos seus familiares, sem retorno financeiro suficiente para melhorar a condição de vida, leva quase todos a descartar o trabalho como agricultor e a maioria a desejar um futuro na cidade. Entre os alunos com menor idade há menor rejeição em continuar no campo, possivelmente porque ainda possuem uma relação mais lúdica com o meio rural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Divanir Zaffani Sant Ana, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Três Lagoas, Mato Grosso do Sul
Especialista em Educação do Campo pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Graduanda em Geografia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.
Antonio Lázaro Sant´Ana, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, Ilha Solteira, São Paulo
Doutor em Sociologia, professor da área de sociologia rural do Departamento de Fitotecnia, Tecnologia de Alimentos e Sócio-Economia da Faculdade de Engenharia da Unesp (Campus de Ilha Solteira)
Publicado
2012-08-22
Como Citar
SANT ANA, D. Z.; Sant´AnaA. L. <b>Características e percepções dos alunos de uma escola rural, em Selvíria (MS), sobre a vida no campo e o futuro</b&gt; - doi: 10.4025/bolgeogr.v30i3.17307. Boletim de Geografia, v. 30, n. 3, p. 55-69, 22 ago. 2012.
Seção
Artigos científicos