DIAGNÓSTICO DE IMPACTO AMBIENTAL DE SISTEMAS HÍDRICOS SOB A ÓTICA DA COMUNIDADE: EXEMPLO DE NOVA CANTÚ – PR

  • Isabel Terezinha Leli UEM
  • Carolina V. Minte-Vera Universidade Estadual de Maringá
  • Edilene Santos de Farias Colégio Estadual Professor João Faria das Costa
  • Manoel Davi de Souza Júnior Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP

Resumen

O uso e a gestão de recursos hídricos vêm sendo discutidos em todos os âmbitos que envolvem interesses de cuidado com o meio ambiente. No entanto este assunto não passa de discursos bem intencionados em que, tanto políticos, como a população, faz, mas não conseguem aplicar por si mesmo o que é dito, mas sempre esperam que outro cidadão, considerado “de bom senso” vá por em prática estes ideais de preservação ambiental.  A educação ambiental é fundamental para que se possa haver uma discussão mais ampla sobre o contexto de preservação e recuperação do ambiente. Para tanto, este trabalho tem como foco mostrar, esclarecer e sensibilizar alunos do ensino fundamental do município de Nova Cantú sobre as condições dos canais fluviais mais próximos e que fazem parte do cotidiano dessa população. As técnicas utilizadas para conscientização dos alunos mostrou que o Educador tem papel fundamental no ensino das interrelações entre o ser humano e as outras espécies que vivem em seu meio. Assim o aprendiz adquire capacidade de entender o termo “Ambiente”, como cuidar e preservar as áreas em questão. Os alunos de Nova Cantú foram estimulados a se responsabilizarem, como cidadãos atuantes em seu meio, a diagnosticar a condição atual dos cursos d’água e nascentes da região, comparando o conhecimento tradicional e observações de seus familiares e moradores pioneiros, sobre a situação pretérita dos mesmos.  O resultado do trabalho se vale do ideal que o ensino das ciências  incorpora os princípios da educação ambiental e estimula o educando desde a infância a observar o ambiente. A educação cidadã exercita o trabalho em grupo e individual e leva o conhecimento da sala de aula à comunidade, instigando ações conscientes e multiplicadoras para um acordo com as questões ambientais.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Isabel Terezinha Leli, UEM
Geógrafa formada pela Universidade Estadual de Maringá (2004). Mestre em análise ambiental pela Universidade Estadual de Maringá e integrante do Grupo de Estudos Multidisciplinar do Ambiente - GEMA. Atua na área de análise ambiental aplicada a implantaçao de obras urbanas (indústria, loterameno, aterro sanitario, cemitérios, etc.). Realizou estágios para aperfeiçoamento nesta área na Universidade Major de San Andres - La Paz - Bolivia e Universidade Nacional de La Plata - Argentina, Universidade de Guarulhos - São Paulo e Universidade de São Paulo - USP.
Publicado
2013-12-20
Cómo citar
LELI, I. T.; MINTE-VERA, C. V.; FARIAS, E. S. DE; SOUZA JÚNIOR, M. D. DE. DIAGNÓSTICO DE IMPACTO AMBIENTAL DE SISTEMAS HÍDRICOS SOB A ÓTICA DA COMUNIDADE: EXEMPLO DE NOVA CANTÚ – PR. Boletim de Geografia, v. 31, n. 3, p. 55-66, 20 dic. 2013.
Sección
Artigos científicos