DIAGNÓSTICO DE IMPACTO AMBIENTAL DE SISTEMAS HÍDRICOS SOB A ÓTICA DA COMUNIDADE: EXEMPLO DE NOVA CANTÚ – PR

  • Isabel Terezinha Leli UEM
  • Carolina V. Minte-Vera Universidade Estadual de Maringá
  • Edilene Santos de Farias Colégio Estadual Professor João Faria das Costa
  • Manoel Davi de Souza Júnior Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP

Résumé

O uso e a gestão de recursos hídricos vêm sendo discutidos em todos os âmbitos que envolvem interesses de cuidado com o meio ambiente. No entanto este assunto não passa de discursos bem intencionados em que, tanto políticos, como a população, faz, mas não conseguem aplicar por si mesmo o que é dito, mas sempre esperam que outro cidadão, considerado “de bom senso” vá por em prática estes ideais de preservação ambiental.  A educação ambiental é fundamental para que se possa haver uma discussão mais ampla sobre o contexto de preservação e recuperação do ambiente. Para tanto, este trabalho tem como foco mostrar, esclarecer e sensibilizar alunos do ensino fundamental do município de Nova Cantú sobre as condições dos canais fluviais mais próximos e que fazem parte do cotidiano dessa população. As técnicas utilizadas para conscientização dos alunos mostrou que o Educador tem papel fundamental no ensino das interrelações entre o ser humano e as outras espécies que vivem em seu meio. Assim o aprendiz adquire capacidade de entender o termo “Ambiente”, como cuidar e preservar as áreas em questão. Os alunos de Nova Cantú foram estimulados a se responsabilizarem, como cidadãos atuantes em seu meio, a diagnosticar a condição atual dos cursos d’água e nascentes da região, comparando o conhecimento tradicional e observações de seus familiares e moradores pioneiros, sobre a situação pretérita dos mesmos.  O resultado do trabalho se vale do ideal que o ensino das ciências  incorpora os princípios da educação ambiental e estimula o educando desde a infância a observar o ambiente. A educação cidadã exercita o trabalho em grupo e individual e leva o conhecimento da sala de aula à comunidade, instigando ações conscientes e multiplicadoras para um acordo com as questões ambientais.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Isabel Terezinha Leli, UEM
Geógrafa formada pela Universidade Estadual de Maringá (2004). Mestre em análise ambiental pela Universidade Estadual de Maringá e integrante do Grupo de Estudos Multidisciplinar do Ambiente - GEMA. Atua na área de análise ambiental aplicada a implantaçao de obras urbanas (indústria, loterameno, aterro sanitario, cemitérios, etc.). Realizou estágios para aperfeiçoamento nesta área na Universidade Major de San Andres - La Paz - Bolivia e Universidade Nacional de La Plata - Argentina, Universidade de Guarulhos - São Paulo e Universidade de São Paulo - USP.
Publiée
2013-12-20
Comment citer
LELI, I. T.; MINTE-VERA, C. V.; FARIAS, E. S. DE; SOUZA JÚNIOR, M. D. DE. DIAGNÓSTICO DE IMPACTO AMBIENTAL DE SISTEMAS HÍDRICOS SOB A ÓTICA DA COMUNIDADE: EXEMPLO DE NOVA CANTÚ – PR. Boletim de Geografia, v. 31, n. 3, p. 55-66, 20 déc. 2013.
Rubrique
Artigos científicos