“PRIMAVERA ÁRABE”, UMA INVENÇÃO DO OCIDENTE: NOTAS SOBRE O EGITO PÓS-GOVERNO HOSNI MUBARAK (1981-2011)

  • Bernard Teixeira Coutinho Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores

Resumen

O presente estudo busca avaliar a (re)configuração na geopolítica do Egito diante da queda do ditador Hosni Mubarak e da vitória da Irmandade Muçulmana nas eleições do país. A investigação, portanto, tem como preocupação compreender as mudanças no quadro regional do Norte da África e do Oriente Médio e no quadro internacional, levantando algumas hipóteses e discutindo alguns conceitos-chave.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Bernard Teixeira Coutinho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores
Graduando em Geografia (Licenciatura Plena) pela Faculdade de Formação de Professores na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é integrante do Grupo de Estudo e Pesquisas sobre o Território e bolsista de Iniciação à Docência, vinculado ao projeto de pesquisa "Aa Transformações no Mapa do Oriente Médio". Dedica-se aos estudos da Geografia Política, com ênfase nos seguintes eixos temáticos: o conceito de território e sua aplicabilidade no ensino e relações interestatais de poder no Oriente Médio.
Publicado
2013-12-20
Cómo citar
TEIXEIRA COUTINHO, B. “PRIMAVERA ÁRABE”, UMA INVENÇÃO DO OCIDENTE: NOTAS SOBRE O EGITO PÓS-GOVERNO HOSNI MUBARAK (1981-2011). Boletim de Geografia, v. 31, n. 3, p. 97-108, 20 dic. 2013.
Sección
Artigos científicos