MAPEAMENTO DIGITAL DA BACIA DO CÓRREGO DO JULIO - SÃO JOÃO DEL-REI - MG COMO SUPORTE AO DIAGNÓSTICO GEOAMBIENTAL
Resumen
O presente artigo tem como objetivo apresentar o mapeamento digital como suporte ao diagnóstico de áreas vulneráveis a expansão urbana, impactos ambientais e as áreas de preservação permanente na Bacia do Córrego do Júlio, localizada no município de São João del-Rei – MG. A pesquisa tem como fundamentação teórica a Teoria Geral dos Sistemas Aplicada à Geografia. Geoprocessamento por este requerer uma abordagem sistêmica em sua montagem: define-se o que será mapeado, as variáveis das análises, as características destas variáveis e as relações entre as partes, modelando, assim, um sistema e ajustando-o frente à realidade. Os procedimentos metodológicos consistiram na coleta de dados em campo e dados secundários junto à prefeitura e aos órgãos municipais, na elaboração de base de dados cartográficos em meio digital, cruzamento e análise dos dados. Os resultados indicam o crescimento da área urbana em direção a Áreas de Proteção Permanente, áreas com presença de processos erosivos intensos e áreas propícias à ocupação urbana. Além disso, indicaram o crescimento da mata ciliar ao longo de um determinado período e a situação de degradação de áreas da bacia.
Descargas
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.