POR UMA GEOGRAFIA ESCOLAR QUE SE SENTE: EXPERIÊNCIA DE AULA INCLUSIVA COM UMA ALUNA SURDO-CEGA

  • Fernanda Viana Balestrim Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Ricardo Lopes Fonseca Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Eloiza Cristiane Torres Universidade Estadual de Londrina - UEL

Resumen

A presente pesquisa versa sobre a relevância da Educação Inclusiva, seus princípios balizadores, as normas que a regulariza no Brasil e no Estado do Paraná. Tem ainda como objetivos apresentar dados que comprovam sua gradativa ocorrência nas escolas brasileiras para que, diante da sua leitura, possa evidenciar a necessidade do compromisso do corpo docente com relação à importância da sua autoavaliação no que concerne suas práticas de ensino, objetivando a adequação para a oferta de um ensino de qualidade para estes alunos portadores de deficiência.  Trata-se da importância da disciplina geográfica na oferta da autonomia intelectual e social destes alunos e oferece, a partir da prática ofertada aos alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Hugo Simas, em Londrina-Paraná que acolhe uma aluna portadora de múltiplas deficiências sendo uma possibilidade de efetivação da inclusão de alunos surdos-cegos em escolas regulares.

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Biografía del autor/a

Fernanda Viana Balestrim, Universidade Estadual de Londrina - UEL
Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina.
Ricardo Lopes Fonseca, Universidade Estadual de Londrina - UEL
Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina.
Eloiza Cristiane Torres, Universidade Estadual de Londrina - UEL
Profª. Drª. do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina
Publicado
2016-10-22
Cómo citar
BALESTRIM, F. V.; FONSECA, R. L.; TORRES, E. C. POR UMA GEOGRAFIA ESCOLAR QUE SE SENTE: EXPERIÊNCIA DE AULA INCLUSIVA COM UMA ALUNA SURDO-CEGA. Boletim de Geografia, v. 34, n. 1, p. 81-95, 22 oct. 2016.
Sección
Artigos científicos