ALTERAÇÕES AMBIENTAIS NO COMPLEXO ESTUARINO-LAGUNAR DE CANANEIA-IGUAPE: A INFLUÊNCIA DO CANAL ARTIFICIAL DO “VALO GRANDE”

  • Tissiana de Almeida de Souza Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Regina Célia de Oliveira Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Resumen

As áreas litorâneas foram os primeiros setores do território brasileiro a serem ocupadas pelo Homem. Porém a preocupação com estas zonas ainda é bastante recente. O litoral sul paulista encontra-se pouco habitado, quando comparado a outros trechos do litoral do estado de São Paulo, e apresenta um dos mais importantes espaços naturais do Brasil: o Complexo Estuarino-Lagunar de Cananeia-Iguape, o “Lagamar”. O Complexo sofreu uma intensa alteração de seu ambiente a partir do século XIX, resultante da abertura do canal artificial do “Valo Grande”, que liga o rio Ribeira de Iguape diretamente ao Mar Pequeno. Este trabalho tem o objetivo realizar um breve histórico sobre a abertura do Valo, evidenciar as alterações ocorridas na região do Lagamar a partir da efetivação desta obra e mostrar alternativas visando a melhoria das condições ambientais da área. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas a respeito da temática e trabalho de campo, visando enfatizar as transformações ambientais ocorridas na região. Tais alterações também são influenciadas pelos tipos de uso da água e das terras nos setores a montante da bacia do Ribeira de Iguape. Uma possível alternativa para um novo equilíbrio do ambiente estuarino é a instalação de comportas na Barragem do Valo Grande, porém não se sabe como o sistema se comportará perante esta nova dinâmica.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Tissiana de Almeida de Souza, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Possui graduação em Geografia (Licenciatura - 2007/Bacharelado - 2008) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Campus de Rio Claro. Mestrado em Geografia, na Área de Concentração Organização do Espaço, pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Campus de Rio Claro, entre os anos de 2009 e 2010. Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas -UNICAMP - na linha de pesquisa Sistemas de Informação Geográfica, Análise dos Componentes Naturais da Paisagem e das Transformações Decorrentes do Uso e Ocupação. Realizou estágio de doutoramento no Departamento de Geografia da Universidade do Minho - UMinho - Campus de Azurém, Guimarães, Portugal, entre Outubro de 2013 e Janeiro de 2014.
Publicado
2017-05-02
Cómo citar
DE SOUZA, T. DE A.; DE OLIVEIRA, R. C. ALTERAÇÕES AMBIENTAIS NO COMPLEXO ESTUARINO-LAGUNAR DE CANANEIA-IGUAPE: A INFLUÊNCIA DO CANAL ARTIFICIAL DO “VALO GRANDE”. Boletim de Geografia, v. 34, n. 3, p. 30-44, 2 may 2017.
Sección
Artigos científicos