FOTOPEDOLOGIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA INTEGRADOS NA CARACTERIZAÇÃO E MAPEAMENTO DE SOLOS

  • Edvania Aparecida Corrêa Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Isabel Cristina Moraes Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Luiz Henrique Pereira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Sérgio dos Anjos Ferreira Pinto Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Résumé

O mapa de solos como produto cartográfico de síntese pode ser utilizado como ferramenta norteadora aplicada a estudos sobre a capacidade produtiva de solos, adequabilidade do uso agrícola e planejamento territorial. Neste contexto, quando da utilização de determinadas ferramentas, como a fotointerpretação pedológica e a utilização de técnicas de geoprocessamento, são obtidos mapeamentos coerentes e com erros padronizados, elevando desta maneira a precisão das ações referentes ao planejamento territorial. Neste viés, o presente artigo apresenta a aplicação de técnicas de fotopedologia e geoprocessamento na elaboração do mapeamento digital de solos, visando a cartografação da variabilidade espacial de unidades pedológicas, bem como à verificação da confiabilidade das unidades mapeadas por meio da validação em campo e obtenção de coeficientes de concordância. Na validação do mapeamento, realizada por meio da correlação geral dos dados presentes no esboço fotopedológico com os dados de campo, foi possível obter a exatidão global do mapeamento de 0,72% e índice Kappa geral de 0,61, sendo este último classificado como um dado de confiabilidade substancial. Tendo em vista tais dados, a aplicação da fotopedologia aliada aos aspectos morfométricos e a relação solo versus relevo apresentaram resultados satisfatórios quando da correlação com a verdade terrestre, demonstrando assim um elevado poder preditivo do método. As informações obtidas a partir da fotointerpretação pedológica, bem como as informações geomorfométricas, obtidas a partir de produtos cartográficos e técnicas de geoprocessamento, aliadas aos conceitos pertinentes aos processos geomorfológicos ocorrentes nas vertentes e os seus reflexos na paisagem e na formação dos solos foram eficazes na caracterização e mapeamento digital dos solos. Complementar à fotointerpretação, o uso de material pedológico preexistente e do Modelo Digital de Elevação do Terreno mostrou-se como ferramenta consistente, de maior agilidade em relação ao levantamento de solos tradicionais e menos onerosa quanto aos recursos humanos utilizados.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Edvania Aparecida Corrêa, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Geógrafa, Mestre e Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, IGCE/UNESP/Rio Claro.
Isabel Cristina Moraes, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Geógrafa, Mestre em Geologia Regional e Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, IGCE/UNESP/Rio Claro.
Luiz Henrique Pereira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Geógrafo, Mestre e Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, IGCE/UNESP/Rio Claro.
Sérgio dos Anjos Ferreira Pinto, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Geógrafo, Mestre e Doutor em Geografia, Professor Titular do Departamento de Planejamento Territorial  e Geoprocessamento da Universidade Estadual Paulista, IGCE/UNESP/Rio Claro 

Publiée
2016-03-24
Comment citer
CORRÊA, E. A.; MORAES, I. C.; PEREIRA, L. H.; PINTO, S. DOS A. F. FOTOPEDOLOGIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA INTEGRADOS NA CARACTERIZAÇÃO E MAPEAMENTO DE SOLOS. Boletim de Geografia, v. 33, n. 3, p. 153-167, 24 mars 2016.
Rubrique
Artigos científicos