AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE ECOLÓGICA DO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS, SÃO PAULO

  • Diego Peruchi Trevisan Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Luiz Eduardo Moschini Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Resumen

A maioria das paisagens são influenciadas pela ação antrópica e o mosaico de paisagens resultante é uma mistura de elementos naturais e antrópicos que variam em tamanho, forma e arranjo, de modo que medidas usadas para descrever seus padrões, podem ser aplicadas na análise de sua estrutura. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo analisar os efeitos da intensidade do uso e cobertura da terra sobre os padrões espaciais e temporais da paisagem de São Carlos, em 2003 e 2013, através do Índice de Qualidade Ambiental dos Recursos Hídricos, Índice de Qualidade Ambiental da Vegetação, Índice de Vulnerabilidade Ambiental, Índice de Densidade de Floresta Ciliar e Índice de Comprimento Médio de Fragmentos Florestais, no intuito de avaliar a condição de sustentabilidade ecológica da mesma. Identificou-se uma redução das áreas de vegetação nativa ao longo do tempo, com expansão das áreas agrícolas, evidenciando-se a diminuição da qualidade ambiental da paisagem. O crescimento das atividades antrópicas e a diminuição das áreas naturais podem levar a perda da biodiversidade e dos benefícios que estas proporcionam, as quais servem de suporte para manutenção das atividades urbanas e agrícolas de uma forma geral.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Diego Peruchi Trevisan, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
Possui graduação em Gestão e Análise Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos (2013) com ênfase em Planejamento Ambiental e mestrado em Ciências Ambientais (2015) pela Universidade Federal de São Carlos com ênfase em Planejamento Ambiental e Sensoriamento Remoto.Atualmente é aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de São Carlos com ênfase em Planejamento Urbano e Sensoriamento Remoto e professor a nível de graduação do curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica do Centro Universitário de Araraquara (UNIARA).
Luiz Eduardo Moschini, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Araraquara (2003), mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2005) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Ecologia e Ciências Ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento ambiental, ecologia da paisagem, sistemas de informações geográficas (SIGs), conservação da biodiversidade e gestão ambiental. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (Mestrado e Doutorado) e do Programa de Pós-Graduação em Conservação da Fauna (Mestrado Profissional)
Publicado
2017-08-09
Cómo citar
TREVISAN, D. P.; MOSCHINI, L. E. AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE ECOLÓGICA DO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS, SÃO PAULO. Boletim de Geografia, v. 35, n. 1, p. 95-111, 9 ago. 2017.
Sección
Artigos científicos