INFLUÊNCIA DAS CARACTERÍSTICAS GEOAMBIENTAIS SOBRE O TRANSPORTE DE SEDIMENTOS EM SUSPENSÃO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO MOEDA, TRÊS LAGOAS/MS
Résumé
Os sistemas ambientais possuem diversos componentes decorrentes das interações dos elementos naturais, mantendo relações mútuas entre si. Dessa forma, o presente artigo trata das características geoambientais da Bacia Hidrográfica do Córrego Moeda, Três Lagoas/MS, buscando analisar a influência desses elementos sobre o transporte de sedimentos em suspensão ao longo de onze pontos de coletas de água, durante as estações de 2012 (verão, outono, inverno e primavera). Foram levantados dados através de softwares como Spring 5.0.6 e ArcGis 10 e informações disponibilizadas pela Fibria-MS Celulose Ltda. Através dos resultados encontrados, percebe-se uma alteração no transporte de sedimentos com diferenças no uso e ocupação, pois locais ocupados por pastagens tendem a um maior escoamento superficial, assim como a geologia, que interfere de forma significativa nos pontos 7, 9 e 10, que estão sobrepostos nos Depósitos Aluvionares Holocênicos. Concluindo, os parâmetros observados interferem de forma significativa no transporte de sedimentos em suspensão por razão do uso e ocupação da terra, declividade, relevo, geologia e precipitação.
Téléchargements
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.