NEUTRALIZAÇÃO DE CARBONO POR MEIO DE INVENTÁRIO DAS EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA A PARTIR DO PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL DA UFU
Resumen
As ações antrópicas após a Revolução Industrial passaram a considerar o Meio Ambiente como espaço fornecedor de recursos naturais ao modelo de produção capitalista globalizado. Com isso suprimiu-se a vegetação nativa de diversos biomas, substituindo o espaço outrora composto por fauna e flora nativa por cidades, indústrias, agriculturas, pastagens, gerando poluição atmosférica, o que impactou diretamente no atual contexto de mudanças climáticas. Nesse sentido, observou-se a ausência de registros públicos de inventários, contendo emissões de gases de efeito estufa da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O propósito do trabalho foi identificar no planejamento institucional indicadores aquisição de energia elétrica e de energia térmica, utilizando a ferramenta Global Reporting Initiative (GRI) intersetorial. Escolheu-se a metodologia GHG Protocol por ser um padrão internacionalmente aceito. Os principais resultados obtidos foram as emissões em toneladas de gás carbônico equivalente para o ano 2014, propondo neutralização por meio do plantio de mudas nativas do Bioma Cerrado. O inventário não apenas pode viabilizar a implantação de medidas para mitigação e compensação, como também pode contribuir com a otimização dos gastos públicos, por meio de um planejamento macro que esteja alinhado com as atividades de ensino, pesquisa e extensão, mas também que contribua com os eixos temáticos da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), proposta pelo Ministério do Meio Ambiente.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
2018-08-15
Cómo citar
GONZAGA, E. A. R.; WENDLING, B. NEUTRALIZAÇÃO DE CARBONO POR MEIO DE INVENTÁRIO DAS EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA A PARTIR DO PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL DA UFU. Boletim de Geografia, v. 36, n. 2, p. 61-71, 15 ago. 2018.
Número
Sección
Artigos científicos
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.