ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: PERSPECTIVAS DOS DOCENTES DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DA MESORREGIÃO CENTRO-OCIDENTAL PARANAENSE, BRASIL
Resumen
Este artigo faz parte do projeto intitulado “Unespar/Fecilcam em diálogo com a educação básica: jovens ao encontro de caminhos profissionais”, do Programa Universidade Sem Fronteiras, cujo propósito foi investigar e discutir a orientação profissional no âmbito educacional e, a partir deste, incentivar os alunos, em fase de conclusão da Educação Básica, a cursar o Ensino Superior. A esse respeito, procurou-se, na presente pesquisa, em compreender qual a concepção dos professores-diretores de colégios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Mesorregião Centro Ocidental do Paraná, por intermédio da prática desenvolvida a partir de pesquisa qualitativa e da metodologia da pesquisa-ação. Inicialmente, foram realizados encontros com os alunos a fim de proporcionar-lhes o entendimento do propósito da Orientação Profissional, que visa nortear sua escolha, bem como as diferentes e diversas áreas do conhecimento. Em seguida, houve a aplicação de questionários e, por fim, a utilização de fontes orais, por meio de entrevistas com os professores-diretores dos colégios. Diante disso, averiguou-se de maneira intencional, as concepções dos docentes acerca do processo de orientação profissional, de modo a visualizar se realizam ações nesse sentido. Dentre os resultados obtidos, destacaram-se que os professores, bem como os alunos sentem a necessidade de práticas voltadas ao aconselhamento profissional, no entanto não as realizam em grande parte, pela falta de profissionais especializados na área, ou por terem que atender a outras exigências do ambiente educacional.
Descargas
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.