Unidades do relevo terrestre como componentes abstratos da natureza no ensino de Geografia: um olhar no livro didático
Resumen
Esse artigo provoca reflexões acerca de um conteúdo pautado na natureza, subentendido como complexo para o Ensino Fundamental de Geografia – Anos finais. A ideia da pesquisa surgiu a partir da inquietação de que muitos dos conteúdos referentes aos componentes físico-naturais ocorrem em escalas espaciais e temporais, difíceis de serem acessadas e reproduzidas, exigindo do aluno, portanto, maiores níveis de operações cognitivas sobre tais fenômenos. Para tanto, em busca de organizar este artigo, o recorte do conteúdo para análise se delineou na temática das unidades do relevo terrestre, para o 6º ano do Ensino Fundamental de Geografia – Anos Finais. Como metodologia, adotou-se a análise de cunho qualitativo, e os critérios foram pré-estabelecidos para examinar quatro livros didáticos em relação ao tema abordado. A escolha pelo livro didático justifica-se porque, ainda hoje, refere-se ao recurso didático mais utilizado pelos alunos por meio dos alunos e também dos professores. Como resultados, pontuaram-se contribuições que visam melhorar o presente recurso teórico e visual para o aluno. Importa destacar que, atualmente, essa discussão está sendo mais aprofundada e detalhada em uma pesquisa de doutorado. Ademais, visando maiores contribuições para o ensino de Geografia, sugere-se, para trabalhos futuros, a aplicação desta proposta de análise em outros conteúdos geográficos.
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