Geomorfologia no livro didático: clareza, linguagem e concepção em Sene e Moreira (2018), 6° ano do ensino fundamental

Resumen

Trabalhos que versam sobre o ensino dos componentes físicos e naturais da paisagem ainda são pouco expressivos no cenário nacional, se comparado com a demanda produzida em outros subcampos da Geografia.  Assim, visando contribuir para com a discussão, mais precisamente com o ensino de Geomorfologia e a concepção dos autores no tratamento desses conteúdos no livro didático, a presente pesquisa busca: i) analisar a clareza e a adequação da linguagem dos conteúdos de cunho geomorfológico no livro didático de Sene e Moreira (2018), componente curricular do 6º ano do ensino fundamental, e ii) refletir acerca da concepção de Geomorfologia presente no referido livro. Trata-se, portanto, de uma pesquisa teórica de natureza qualitativa do tipo descritiva que se dividiu em três momentos: i) escolha do livro didático a ser analisado; ii) levantamento dos conteúdos que versam sobre a Geomorfologia e iii) escrita do trabalho. Os resultados revelam que a linguagem e a clareza empregada no livro de Sene e Moreira (2018) é adequada para o ano que se propõe atender, mas que pequenas adequações fazem-se necessárias nas imagens e na correlação dos conteúdos geomorfológicos com o lugar de vida dos alunos. A partir da análise feita sobre a concepção de Geomorfologia, conclui-se que o autor, por vezes, a trata como articulada à sociedade por vezes a discute como externalidade a ela, ou seja, sem conexão.

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Publicado
2022-02-24
Cómo citar
LOPES, J. S.; AQUINO, C. M. S. DE. Geomorfologia no livro didático: clareza, linguagem e concepção em Sene e Moreira (2018), 6° ano do ensino fundamental. Boletim de Geografia, v. 39, p. 333-347, e60419, 24 feb. 2022.
Sección
Artigos científicos