Análise de alterações na paisagem de Craíbas-AL em decorrência de processos de instalação da Mineração Vale Verde
Résumé
A paisagem pode ser definida como a materialização de um instante da sociedade, formada por volumes, cores, movimentos, odores, sons, etc., ou seja, é tudo aquilo que é perceptível através dos sentidos humanos Alterações na paisagem podem ser influenciadas por fatores econômicos, sociais, políticos entre outros, sendo a exploração mineral um exemplo destes. Como são evidentes as transformações nos municípios em que se estabelecem empresas de mineração, faz-se necessário observar, analisar e documentar as alterações que são percebidas desde o início dos processos de instalação. Em 2007, iniciaram-se os trabalhos do Projeto Serrote da Laje, localizado nos municípios de Craíbas-AL e Arapiraca-AL, conduzido pela Mineração Vale Verde (MVV), visando a extração de minério de cobre. O presente artigo busca evidenciar algumas alterações na paisagem de Craíbas, utilizando-se de imagens históricas de satélite (através da ferramenta Google Earth Pro) e análise estatística do fluxo de veículos, buscando compreender a relação destas alterações com a instalação do Projeto Serrote da Laje. Os resultados mostram uma clara alteração visual na paisagem, comparando as imagens de satélite de duas épocas distintas. Já a análise do fluxo de veículos mostrou que há significativa alteração, revelando consideráveis contribuições do referido empreendimento na alteração da paisagem do município.
Téléchargements
Copyright (c) 2023 Boletim de Geografia

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.