Índice de Vulnerabilidade Costeira de Árboletes (IVCA): uma ferramenta para avaliar os efeitos da passagem de frentes frias e furacões no Caribe Colombiano
Resumen
Regiões costeiras são particularmente vulneráveis aos impactos decorrentes de eventos extremos, tais como furacões e frentes frias. Neste sentido, o presente trabalho determinou o grau de vulnerabilidade costeira para o município de Árboletes a partir de um índice específico que foi desenvolvido para este fim. Para tanto, foram analisados eventos extremos (frentes frias e furacões) que ocorreram em 2020, tendo este referido ano, apresentado número anomalamente positivo de eventos desta natureza. O índice aqui proposto chamado de Índice de Vulnerabilidade Costeira de Árboletes (IVCA), foi implementado a partir do input de distintas variáveis ambientais, a saber: altura das ondas, amplitude das marés, nível do mar, precipitação, geomorfologia e taxas de erosão. Os resultados encontrados sugerem que os setores com maior vulnerabilidade encontram-se nas áreas topograficamente mais baixas do litoral onde centenas de famílias exercem atividades socioeconômicas e que historicamente tem sofrido os efeitos da erosão costeira. Adicionalmente, foi possível observar que sob condições antes e após a passagem de eventos extremos, a região apresentou vulnerabilidade classificada como baixa e moderada, sugerindo a influência destes episódios atípicos sobre a região. Esperamos que a presente contribuição possa auxiliar na tomada de decisões acerca da gestão integrada da zona costeira e do planejamento territorial.
Descargas
Derechos de autor 2024 Boletim de Geografia

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento 4.0.
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.