<b>Avaliação da condutividade hidráulica do solo em área agrícola e florestada na cidade de Londrina (PR) através do permeâmetro Guelph</b> - doi: 10.4025/bolgeogr.v29i2.11184

  • Rodrigo Vitor Barbosa Sousa
  • André Celligoi Universidade Estadual de Londrina

Résumé

O objetivo desse artigo é apresentar alguns resultados de condutividade hidráulica do solo em condição saturada, obtidos por meio do permeâmetro Guelph, modelo 2800. Para isso, foram utilizadas duas técnicas de quantificação denominadas: técnica de duas alturas de carga e técnica de uma altura de carga, destacando-se que ambas trabalham com um nível constante de água no solo. Paralelamente, realizou-se uma caracterização da área, bem como do solo, através de análises morfológicas e texturais, em amostras coletadas em campo. Os testes foram executados em duas áreas distintas, uma florestada (A1) e a outra agrícola (A2), ambas localizadas na cidade de Londrina – PR, totalizando quatro testes para cada área. Os resultados obtidos foram divididos de acordo com a técnica empregada no permeâmetro Guelph e de acordo com a área (A1) e (A2), para uma posterior correlação dos referidos resultados. Desse modo, na área florestada, verificaram-se valores no intervalo de 10-3 cm/s, denotando condutividade hidráulica média e, na área agrícola, observaram-se valores no intervalo de 10-3 cm/s a 10-4 cm/s, denotando condutividade hidráulica baixa. Os dados apresentados foram considerados válidos e são de extrema importância, pois abrem uma perspectiva de análise, adotando-se a mesma metodologia em pesquisas futuras.  


Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Rodrigo Vitor Barbosa Sousa
Mestrando do curso Geografia, Dinâmica Espaço-Ambiental. Departamento de Geociências -UEL.
André Celligoi, Universidade Estadual de Londrina
Prof. Dr. Adjunto ao Departamento de Geociências - UEL.
Publiée
2012-04-20
Comment citer
SOUSA, R. V. B.; CELLIGOI, A. <b>Avaliação da condutividade hidráulica do solo em área agrícola e florestada na cidade de Londrina (PR) através do permeâmetro Guelph</b&gt; - doi: 10.4025/bolgeogr.v29i2.11184. Boletim de Geografia, v. 29, n. 2, p. 123-133, 20 avr. 2012.
Rubrique
Artigos científicos