MIGRAÇÕES PIONEIRAS E DINÂMICAS TERRITORIAIS: OS CASOS DO ALTO PARANÁ E DO CANINDEYÚ NO PARAGUAY
Résumé
O processo pioneiro, que está se desenvolvendo no Paraguai iniciou-se no fim dos anos 60. A originalidade dessa frente pioneira reside na binacionalidade dos colonos, que são paraguaios e brasileiros. Nesse artigo, analisamos a progressiva formação de territórios. Com efeito, a interação, entre as correntes migratórias e os espaços em construção, levou a uma série de territórios diferentes, e em evolução constante. Desde sempre foram polarizados para o Brasil, mas hoje talvez estivessem demostrando sinais de um relativo processo de autonomização. Observamos em particular, duas áreas de colonização rural. A primeira, no Departamento de Alto Paraná, constituída principalmente por populações brasileiras. A Segunda, na região Leste do Departamento de Canindeyú, fronteiriço com o Brasil; área com características plurais, quer a nível das populações, quer a nível das atividades.Téléchargements
Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.
Publiée
2011-01-24
Comment citer
SOUCHAUD, S. MIGRAÇÕES PIONEIRAS E DINÂMICAS TERRITORIAIS: OS CASOS DO ALTO PARANÁ E DO CANINDEYÚ NO PARAGUAY. Boletim de Geografia, v. 15, n. 1, p. 57-68, 24 janv. 2011.
Numéro
Rubrique
Artigos científicos
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.