CONCEITUAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA GEOGRAFIA SEGUNDO POSICIONAMENTO DE ALUNOS DO 2º GRAU

  • Sônia Maria Marchiorato Carneiro UFPR
  • Eliane Regina Ferretti
  • Valquíria Elita Renk

Résumé

Este estudo visou associar enfoques conceituais da Geografia e a sua im­portância, no ensino de 2.° grau, com as variáveis de localização (capital e interior), dependência administrativa das escolas e tipos de cursos, segundo o posicionamento de uma amostra dos alunos.

Foram detectadas diferenciações quanto às linhas conceituais da Geo­grafia, com instâncias de predomínio do enfoque analítico-descritivo; e com relação è importância desta disciplina no 2.° grau, apareceu uma tendência de sua valoriza­ção, sem associação significativa com as linhas conceituais enfocadas.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Sônia Maria Marchiorato Carneiro, UFPR
É graduada em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (1977), com Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1986) e Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento (1999), pela mesma universidade. Atualmente aposentada, é prof. em programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, bem como em Curso de Especialização junto ao Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento, dessa universidade. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular.
Publiée
2011-01-25
Comment citer
CARNEIRO, S. M. M.; FERRETTI, E. R.; RENK, V. E. CONCEITUAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA GEOGRAFIA SEGUNDO POSICIONAMENTO DE ALUNOS DO 2º GRAU. Boletim de Geografia, v. 3, n. 3, p. 12-16, 25 janv. 2011.
Rubrique
Artigos científicos