ÁREAS CONSTRUÍDAS EM AMBIENTE TROPICAL: UM ESTUDO DA TEMPERATURA

  • Mônica Minaki
  • Soellyn Risso Silva
  • Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim UNESP
Palavras-chave: clima urbano, conforto térmico, stress térmico

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo investigar as diferenças térmicas em Presidente Prudente/SP, no horário de maior aquecimento diurno (15:00 horas), em pontos com características de altitude, densidade de construções, arborização e nível socio­económico diferenciados. Foram escolhidos cinco pontos para a coleta de dados em dias representativos das estações extremas: 15 dias no verão (janeiro) de 2003 e 14 dias no inverno (julho) do mesmo ano. Os dados coletados nesta pesquisa revelaram que, no inverno, a amplitude térmica entre os pontos, foi menor do que no verão. As maiores temperaturas ocorreram nos pontos com alta densidade de construções e baixa densidade de arborização nas ruas e fundos de quintais. As menores temperaturas foram observadas no ponto que, embora tenha alta densidade de construções, está localizado em altitude elevada. O outro ponto que se mostrou com temperaturas menores, foi o localizado em área com menor densidade de construções e praticamente na mesma altitude dos mais quentes. Assim, conclui-se que as áreas construídas no ambiente tropical apresentam situações de "stress térmico" e precisam ser melhor planejadas para que se tenha um ambiente de melhor qualidade para as pessoas que nelas vivem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim, UNESP
Atualmente é - professora assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP. Tem experiência na área de Geografia e Geociências, com ênfase em Climatologia Geográfica, atuando principalmente nos seguintes temas: clima urbano e qualidade ambiental urbana. Currículo Lattes
Publicado
2011-03-24
Como Citar
MINAKI, M.; SILVA, S. R.; AMORIM, M. C. DE C. T. ÁREAS CONSTRUÍDAS EM AMBIENTE TROPICAL: UM ESTUDO DA TEMPERATURA. Boletim de Geografia, v. 24, n. 1, p. 109-120, 24 mar. 2011.
Seção
Artigos científicos