SECA, GEADA E INCÊNDIOS NO ANO DE 1963 UMA CATÁSTROFE NO PARANÁ E A MEMÓRIA DOS UNIVERSITÁRIOS DE MARINGÁ, VINTE ANOS DEPOIS
Résumé
Os fatos da natureza que, em determinado momento, apresentem comportamento não habitual, com repercussão negativa à Sociedade, são considerados como desastres ambientais. Quando ocorrem em relação aos elementos do clima, constituem- se em desastres climáticos, como os verificados no ano de 1963, no Estado do Paraná, quando geadas e secas severas condicionaram o mais grave desastre ambiental da história paranaense, com incêndios que atingiram cerca de 21.000 Km2. Vinte anos depois, de que maneira a Sociedade mentaliza este acontecimento? Caso hoje ocorressem condições climáticas semelhantes, quais seriam as conseqüências ambientais? Estas questões são apresentadas e discutidas neste artigo, com base em pesquisa de sondagem de opinião, interpretada à luz dos conceitos da percepção ambientalTéléchargements
Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.
Publiée
2011-03-25
Comment citer
RIBEIRO, A. G. SECA, GEADA E INCÊNDIOS NO ANO DE 1963 UMA CATÁSTROFE NO PARANÁ E A MEMÓRIA DOS UNIVERSITÁRIOS DE MARINGÁ, VINTE ANOS DEPOIS. Boletim de Geografia, v. 2, n. 2, p. 24-30, 25 mars 2011.
Numéro
Rubrique
Artigos científicos
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.