PROPOSTA DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PARA A GEOGRAFIA DE 5 a A 8.a SÉRIES DO 1 o GRAU
Resumo
A partir da metade deste século, a Ciência Geográfica, enquanto disciplina, tem sofrido inúmeras mudanças teóricas e metodológicas. Para a realização de análises geográficas (estudo do espaço da superfície terrestre / espaço geográfico) teorias e técnicas modernas vêm sendo usadas cada vez mais. Visando estes aspectos e sendo mais uma geógrafa preocupada com o ensino da Geografia realizamos uma proposta didático-pedagógica que se refere a um estudo experimental realizado com adolescentes, durante quatro anos, correspondente ao período entre 1984/1987. Este estudo foi desenvolvido, aplicado, experimentado e vivenciado no Colégio Regina Mundi (Maringá-Paraná). Apresenta idéias básicas sobre os componentes do programa escolar, tais como: conteúdos programáticos de Geografia, atividade de aprendizagem, estratégias de ensino. Também inclui a descrição das diferentes etapas e técnicas utilizadas durante o processo ensino/aprendizagem e de avaliação para as quatro séries terminais (5a, 6a, 7a, 8a) do 1.0 Grau.
Downloads
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.