<b>O uso do território e os circuitos da economia urbana: analisando a zona norte de Natal-RN</b> - doi: 10.4025/bolgeogr.v31i2.17098

  • Thiago Belo de Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Francisco Fransualdo de Azevedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Résumé

O presente trabalho teve como objetivo analisar a Região Administrativa Norte de Natal, tomando como referência analítica a teoria dos circuitos da economia urbana, proposta teórica do autor Milton Santos. Esta teoria interpreta a economia urbana dos países subdesenvolvidos por meio do reconhecimento da existência de dois circuitos econômicos, o circuito inferior e o circuito superior. Estes são frutos da existência de uma significativa parcela da população vivendo de atividades ocasionais ou com salário muito baixo, em detrimento de uma minoria com altos salários. Cria-se, então, na cidade uma divisão entre os sujeitos que têm acesso aos bens e aos serviços de forma permanente, oferecidos pelo mercado, e aqueles que não têm esse acesso, mesmo sendo portadores das mesmas necessidades. Logo, objetivamos estudar os circuitos da economia urbana a partir da complementaridade e concorrência existentes entre eles, ressaltando as transformações na dinâmica socioeconômica da escala empírica analisada. Dessa forma, mostramos como as atividades econômicas de ambos os circuitos se instalaram na Zona Norte de Natal, seus nexos e influências na configuração territorial. Para tanto, apontamos como essa região administrativa passou a ser efetivamente usada – desde a instalação do Distrito Industrial de Natal e dos conjuntos habitacionais que foram criados, amparados pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) – além de se observar como, posteriormente, esse território passou a ser alvo de interesses dos agentes hegemônicos e não hegemônicos pelo comércio, serviços, construção civil e mercado imobiliário.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Thiago Belo de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Sou bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande Norte (UFRN) e atualmente estou na pós-graduação (Mestrado) e na licenciatura plena em Geografia, ambas pela mesma instituição. No que tange a área, meus estudos estão voltados para a Geografia Humana, com ênfase na economia urbana.
Francisco Fransualdo de Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Bacharel em Ciências Econômicas, com estudos realizados na Universidade Católica de Santos - São Paulo (3 primeiros anos do curso) e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2 últimos anos do curso); Licenciado em Geografia pela Faculdade Católica de Uberlândia - Minas Gerais; Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe; Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia - Minas Gerais, com Estágio Doutoral na Universidade de Barcelona - Espanha, sob tutoria de Horácio Capel. Atualmente é professor Adjunto do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (UFRN) e do Programa de Pós-Graduação em Turismo (UFRN). Tem experiência docente nas áreas de Economia, Geografia e Turismo. Pesquisador do CNPq. Coordenador de projetos de Pesquisa e Extensão.
Publiée
2012-10-09
Comment citer
MEDEIROS, T. B. DE; AZEVEDO, F. F. DE. <b>O uso do território e os circuitos da economia urbana: analisando a zona norte de Natal-RN</b&gt; - doi: 10.4025/bolgeogr.v31i2.17098. Boletim de Geografia, v. 31, n. 2, p. 37-55, 9 oct. 2012.
Rubrique
Artigos científicos