<b>A ponte binacional e os novos arranjos territoriais: perspectivas e dilemas da cooperação franco-brasileira (Amapá)-Guiana Francesa</b> - doi: 10.4025/bolgeogr.v31i1.17335
Resumo
Esta pesquisa discute o processo recente de consolidação da parceria político-econômica entre Brasil-França nas suas áreas delimitadas pelo Amapá e o Departamento Ultramarino da Guiana Francesa. A fronteira vem apresentando constantes metamorfoses a partir da implantação da Ponte Binacional sobre o rio Oiapoque. Nesse sentido, buscou-se analisar: 1) o histórico das relações transfronteiriças desde o Contestado até a cooperação em 1996; 2) a iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA) e algumas definições do que realmente seria um processo de integração; 3) os paradoxos, problemas e o contexto político-territorial no qual a ponte foi construída. Recorremos a bibliografias que discutem a fronteira entre o Amapá e a Guiana Francesa, a soberania territorial e relações econômicas bilaterais. Foram realizadas atividades a campo e consulta de documentos oficiais que regulamentam e traçam metas de cooperação entre ambos os territórios a fim de apontar algumas problemáticas, bem como as perspectivas da articulação. Constataram-se, por meio da análise crítica, as diferenças circunstanciais entre os envolvidos na dinâmica territorial da fronteira, além das assimetrias e contradições entre franceses e brasileiros na fronteira em decorrência da imigração ilegal, garimpo e atividades ilícitas.
Downloads
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.






