<b>Tipologia e classificação das zonas preferenciais de recarga de aquíferos em Belo Horizonte-MG: aplicação do método grade of membership (GoM)</b> - doi: 10.4025/bolgeogr.v31i2.17389

  • Miguel Fernandes Felippe UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
  • Antônio Pereira Magalhães Junior UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
  • Ricardo Alexandrino Garcia UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Résumé

Os topos são considerados, em termos hidrogeomorfológicos, zonas preferenciais de recarga de aquíferos. Porém, a passagem da água meteórica para o meio subterrâneo depende essencialmente das características ambientais da superfície. Desse modo, o objetivo do trabalho é classificar os topos de Belo Horizonte-MG quanto à sua eficiência na recarga de aquíferos. Apresenta-se uma inovação metodológica a partir da utilização do modelo estatístico qualitativo de máxima verossimilhança Grade of Membership (GoM), aplicado via sensoriamento remoto, subsidiado por dados secundários. Foram criados tipos ideais de topos fundamentados nos fatores limitantes e/ou facilitadores da recarga subterrânea, os quais foram posteriormente classificados de acordo com a resposta estatística ao modelo (grau de pertencimento de cada topo aos tipos ideais estabelecidos). Os resultados reiteram a problemática da recarga de aquíferos em Belo Horizonte, afetada pela ocupação humana e por limitações naturais do ambiente. Acredita-se que o GoM, apesar de pouco explorado, é um método muito útil para a análise espacial remota na Geografia, necessitando, a partir de agora, de esforços de validação a partir de testes de campo.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.
Publiée
2012-10-09
Comment citer
FELIPPE, M. F.; MAGALHÃES JUNIOR, A. P.; GARCIA, R. A. <b>Tipologia e classificação das zonas preferenciais de recarga de aquíferos em Belo Horizonte-MG: aplicação do método grade of membership (GoM)</b&gt; - doi: 10.4025/bolgeogr.v31i2.17389. Boletim de Geografia, v. 31, n. 2, p. 101-114, 9 oct. 2012.
Rubrique
Artigos científicos