<b>Catalogação de imagens orbitais a partir da cobertura de nuvem e nível fluviométrico do Alto rio Paraná</b> - doi: 10.4025/bolgeogr.v30i3.17415
Résumé
Imagens de satélites vêm sendo utilizadas em pesquisas por pesquisadores do GEMA (Grupo de Estudos Multidisciplinares do Ambiente) e do Nupélia (Núcleo de pesquisas em Limnologia, Ictologia e Aquicultura) nas proximidades de Porto Rico (PR) há mais de uma década no Alto rio Paraná. A utilização de produtos de sensoriamento remoto em diversas condições do regime hidrológico é uma peça fundamental para o desenvolvimento das pesquisas em âmbito geomorfológico e ecológico. O propósito desse trabalho foi realizar a catalogação das imagens de satélite Landsat 5, sensor TM, órbita/ponto 223/076 disponíveis nos bancos de dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e GLOVIS (USGS Global Visualization Viewer), de acordo com a cobertura de nuvens presentes sobre a planície fluvial do Alto rio Paraná e relacionado com as respectivas cotas fluviométricas de cada data da cena registrado pela estação fluviométrica de Porto São José. Foi realizada a busca das imagens na página do INPE e GLOVIS com as imagens disponíveis do sensor TM, e de dados fluviométricos na página da ANA (Agência Nacional de Águas). Com essas informações resultaram na classificação das imagens disponíveis em cada site de acordo com a cobertura de nuvens sobre a planície fluvial desde a Usina Hidrelétrica Sergio Motta até a foz do rio Baía relacionando os dados hidrológicos com a data de imageamento, permitindo os usuários escolham as imagens de trabalho de acordo com a condição do regime de inundação do Alto rio Paraná.Téléchargements
Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.
Publiée
2012-08-22
Comment citer
FRAGAL, E. H.; CREMON, ÉDIPO H. <b>Catalogação de imagens orbitais a partir da cobertura de nuvem e nível fluviométrico do Alto rio Paraná</b> - doi: 10.4025/bolgeogr.v30i3.17415. Boletim de Geografia, v. 30, n. 3, p. 173-179, 22 août 2012.
Numéro
Rubrique
Notas ou resultados parciais de pesquisa ou comunicações
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.