<b>Catalogação de imagens orbitais a partir da cobertura de nuvem e nível fluviométrico do Alto rio Paraná</b> - doi: 10.4025/bolgeogr.v30i3.17415

  • Everton Hafemann Fragal Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná
  • Édipo Henrique Cremon Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, São José dos Campos, São Paulo

Résumé

Imagens de satélites vêm sendo utilizadas em pesquisas por pesquisadores do GEMA (Grupo de Estudos Multidisciplinares do Ambiente) e do Nupélia (Núcleo de pesquisas em Limnologia, Ictologia e Aquicultura) nas proximidades de Porto Rico (PR) há mais de uma década no Alto rio Paraná. A utilização de produtos de sensoriamento remoto em diversas condições do regime hidrológico é uma peça fundamental para o desenvolvimento das pesquisas em âmbito geomorfológico e ecológico. O propósito desse trabalho foi realizar a catalogação das imagens de satélite Landsat 5, sensor TM, órbita/ponto 223/076  disponíveis nos bancos de dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e GLOVIS (USGS Global Visualization Viewer), de acordo com a cobertura de nuvens presentes sobre a planície fluvial do Alto rio Paraná e relacionado com as respectivas cotas fluviométricas de cada data da cena registrado pela estação fluviométrica de Porto São José. Foi realizada a busca das imagens na página do INPE e GLOVIS com as imagens disponíveis do sensor TM, e de dados fluviométricos na página da ANA (Agência Nacional de Águas). Com essas informações resultaram na classificação das imagens disponíveis em cada site de acordo com a cobertura de nuvens sobre a planície fluvial desde a Usina Hidrelétrica Sergio Motta até a foz do rio Baía relacionando os dados hidrológicos com a data de imageamento, permitindo os usuários escolham as imagens de trabalho de acordo com a condição do regime de inundação do Alto rio Paraná.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.
Publiée
2012-08-22
Comment citer
FRAGAL, E. H.; CREMON, ÉDIPO H. <b>Catalogação de imagens orbitais a partir da cobertura de nuvem e nível fluviométrico do Alto rio Paraná</b&gt; - doi: 10.4025/bolgeogr.v30i3.17415. Boletim de Geografia, v. 30, n. 3, p. 173-179, 22 août 2012.
Rubrique
Notas ou resultados parciais de pesquisa ou comunicações