SISTEMA PEDOLÓGICO ASSOCIADO À LAGOA DOS 32, NO TERRAÇO TAQUARUSSU, MATO GROSSO DO SUL, BRASIL
Résumé
O Terraço Taquarussu, de origem colúvio-aluvial, se caracteriza pela presença de lagoas e depressões fechadas de diâmetros variados. Visando compreender a evolução das formas associadas a essa superfície, adotou-se a análise bidimensional da cobertura pedológica. A topossequência estudada localiza-se no entorno da lagoa Dos 32 e mede 230m de extensão. Essa topossequência é constituída, em toda a sua extensão, por volumes que se diferenciam verticalmente e lateralmente pela textura, estrutura e cor, configurando um sistema pedológico LATOSSOLO AMARELO Distrófico - ARGISSOLO ACINZENTADO Eutrófico - PLANOSSOLO HÁPLICO Distrófico. As análises morfológicas, físicas e químicas dos solos evidenciam o desequilíbrio no sistema, o qual apresenta duas frentes de transformação: uma no sentido vertical, no segmento plano; e outra no sentido lateral, junto à margem da lagoa. As cores do solo assinalam um ambiente redutor na evolução dos solos no segmento convexo.
Téléchargements
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.