<b>Impactos na simulação atmosférica devido à mudança do uso e cobertura da terra na América do Sul</b> - doi: 10.4025/bolgeogr.v31i2.19059

  • Gabriel Pereira Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
  • Maria Elisa Siqueira Silva Universidade de São Paulo
  • Elisabete Caria Moraes Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Palavras-chave: RegCM4, Modelagem numérica, Sensoriamento remoto, Precipitação, Temperatura do ar

Resumo

Os modelos regionais de previsão do tempo e clima são ferramentas importantes para o entendimento das interações entre a biosfera e atmosfera, porém, sua acurácia depende de parametrizações realísticas dos processos que envolvem estas variáveis. Na maioria dos modelos regionais, o mapa de uso e cobertura da terra não é atualizado com frequência e encontra-se defasado, influenciando, nos resultados obtidos a partir das simulações de tempo e clima. As mudanças de uso e cobertura da terra ocasionam alterações no balanço de energia, na temperatura do ar, na precipitação, na umidade do ar e na circulação regional e global. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo principal verificar o impacto nas simulações numéricas do RegCM4 oriundas da atualização do mapa de uso e cobertura da terra utilizados pelo modelo de superfície Biosphere Atmosphere Transfer Scheme (BATS). A partir da atualização do uso e cobertura da terra utilizado no modelo de superfície BATS para o ano 2007 obteve-se uma melhora de 10% na simulação da precipitação, aumentando de 0,84 para 0,92 o coeficiente de correlação (significante a p<0,05, teste t-Student). Ainda, nota-se uma boa concordância das simulações no que diz respeito à temperatura máxima e mínima, com coeficientes de correlação próximo a 0,95 e valores muito próximos ao esperado.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2013-01-22
Como Citar
PEREIRA, G.; SILVA, M. E. S.; MORAES, E. C. <b>Impactos na simulação atmosférica devido à mudança do uso e cobertura da terra na América do Sul</b&gt; - doi: 10.4025/bolgeogr.v31i2.19059. Boletim de Geografia, v. 31, n. 2, p. 85-100, 22 jan. 2013.
Seção
Artigos científicos