OESTE: ENSAIO SOBRE A GRANDE PROPRIEDADE PASTORIL: FORMAÇÃO TERRITORIAL E MODERNIZAÇÃO DO INTERIOR BRASILEIRO NA OBRA DE NELSON WERNECK SODRÉ
Resumo
Este artigo diz respeito ao processo de modernização do território brasileiro, mais especialmente em relação às suas manifestações sobre o interior. O foco não tem limites espaciais rígidos e tem como preocupação marcante o próprio sentido que o interior brasileiro assume para a formação territorial do país, ou seja, como a imensidão de terras conquistadas pelos luso-brasileiros foi sendo representada e projetada. Neste sentido, tomaremos como base para a análise a obra de Nelson Werneck Sodré intitulada “Oeste: ensaio sobre a grande propriedade pastoril”, de 1941.
Downloads
O Boletim de Geografia está licenciado através da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Autores que realizam submissões ao Boletim de Geografia concordam com os sequintes termos:
- Autores retêm todos os direitos autorais e concedem à Revista direitos exclusivos da primeira publicação, com o artigo licenciado sob os termos da Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Após a publicação, fica permitido ao autor a republicação em qualquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original.